domingo, 27 de fevereiro de 2011

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS: Ômega 3 e Ômega 6

Estas gorduras são encontradas em estado líquido (óleos), na temperatura ambiente e também são conhecidos como ácido linolênico (ômega-3) e ácido linoléico (ômega- 6).

Já é bastante conhecido o efeito benéfico da ingestão destes compostos, que podem atuar de diversas maneiras como: ajudando a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose); reduzindo o colesterol total e o LDL sanguíneo na substituição dos ácidos graxos saturados por poliinsaturados; regulando a temperatura do corpo e a perda de água e atuando positivamente no sistema imunológico. 

Podemos encontrar ômega-3 e ômega-6 em diversas fontes naturais, como por exemplo:

· Peixes como atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha;

· Frutos do Mar;

· Óleo de canola, óleo de girassol; 

· Azeite de oliva extra virgem;

· Semente de linhaça;

· Frutas oleaginosas.

Entre as gorduras que são fontes de ômega 3 e 6, consumo deve limitar-se a 10% do valor de consumo total, assim garantimos seus benefícios e evitamos o excesso, que pode reduzir a ação do HDL ("colesterol bom") e dificultar a coagulação sangüínea. 
Referências Bibliográficas:
www.rgnutri.com.br
Elaborado por: Dra. Tatiana Gabanela da Costa Bonadia, nutricionista clinica,l . Possui pós graduação em Nutrição Clinica Funcional, especialista em Saúde da Mulher no Climatério e pós graduanda em Fitoterapia Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário