domingo, 27 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL


Nesse carnaval garanta disposição e energia para pular a noite inteira!!!!

Brincar na festa mais aguardada do ano exige uma dose extra de energia, mas muitas vezes nosso corpo não está preparado. Muita gente já conhece o resultado desse esforço: mal-estar, indisposição, entre outros problemas. 

O QUE COMER:

A alimentação deve ser a mais leve possível e sem exageros.

Consuma alimentos ricos em carboidratos (pães, massas, batata e arroz), proteínas (carnes magras como: filé de frango, peito de frango sem pele, filé de pescada, cação, filé de merluza, atum, alcatra, filé mignon, coxão mole, coxão duro, lagarto, maminha e outros), frutas, legumes e verduras. Eles evitarão a sensação de fadiga, além de facilitar adigestão.

Dê preferência aos molhos de tomate para acompanhar as massas.

Se não tiver como fazer uma refeição completa, prefira um lanche que contenha carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e com pouca gordura, como por exemplo: pão com queijo, peito de peru, alface e tomate ou com atum, requeijão, cenoura e alface.

Não fique muitas horas sem comer, o ideal é manter um intervalo de três a quatro horas, no máximo, entre uma refeição e outra, para que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos como desidratação, fadiga, queda de resistência imunológica e estresse.

O QUE NÃO COMER:

Evite alimentos gordurosos (molhos e doces à base de creme de leite, maionese, carnes gordas, frituras e salgadinhos) porque além de muito calóricos, dificultam a digestão.

HIDRATAÇÃO

No meio da folia, a temperatura do corpo sobe, aumenta a perda de líquidos e logo vem a desidratação, um dos males mais comuns do carnaval. Previna-se ingerindo muita água, água de coco, sucos e frutas.

CUIDADO COM O ÁLCOOL

O álcool em excesso provoca ressaca, sede, dor de cabeça e náuseas. Além disso, o mesmo possui efeito diurético que pode agravar-se com o aumento da sudorese durante a folia.

Se beber, modere na quantidade e capriche na ingestão de água e alimentos fonte de potássio, como: damasco, leite desnatado e banana, que ajudarão a compensar as perdas.

Para agüentar essa maratona sem cansaço no meio da noite ou mal-estar durante a festa, conte com uma alimentação equilibrada e uma hidratação adequada.


Bom Carnaval! 

Elaborado por: Dra. Tatiana Gabanela da Costa Bonadia, nutricionista clinica. Possui pós graduação em Nutrição Clinica Funcional, especialista em Saúde da Mulher no Climatério e pós graduanda em Fitoterapia Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário